São Chico do Sul regisrta crescimento do setor turístico

Por Assessoria de Imprensa

Todos os anos a população francisquense de aproximadamente 48 mil habitantes assiste este número triplicar durante a temporada de verão, que geralmente inicia na segunda quinzena do mês de dezembro e termina em meados de março. Neste ano não foi diferente. A procura pelos atrativos que São Francisco do Sul oferece veio ao encontro da previsão feita pela Secretaria Municipal de Turismo e Lazer. A grande prova disso foi que a expectativa de receber a visita de 150 mil pessoas no período das festas de fim de ano e 400 mil durante toda a temporada foi alcançada.

De acordo com o secretário de Turismo, Guilherme Pereira, neste ano, a secretaria constatou um diferencial: houve registros de maior pluralidade nas visitas de outras regiões do Brasil, o que estava abaixo do esperado em anos anteriores. “As cidades próximas movimentaram São Francisco do Sul como de costume, mas turistas de outros estados do país como São Paulo, Paraná, Rio Grande do Sul, Minas Gerais e Mato Grosso do Sul, por exemplo, estiveram em solo francisquense em número considerável se comparado aos anos anteriores”, revela.

Dados computados pela secretaria informam que em 2010, os turistas vindos do Paraná somaram 18,7%, São Paulo 1,9% e Rio Grande do Sul 3,5%. Já na temporada 2015/2016 estes números saltaram. Foi registrada a vinda de 31,4% de visitantes paranaenses, 5,2% paulistanos e 5,6% gaúchos. Os estrangeiros também marcaram presença, com destaque para os argentinos. Na temporada deste ano, foi registrada a vinda de 2,2% de estrangeiros, enquanto em 2010 o total foi de 1,4%.

A movimentação da ocupação dos hotéis, pousadas e campings da cidade também foi positiva. Os números se mantiveram gradativos e correspondentes às expectativas, ainda que as previsões apontadas fossem de queda devido à situação econômica do país. O hotel Villa Real, um dos mais procurados pelos turistas, registrou expansão em suas ocupações. Do mês de janeiro de 2015 para o mesmo período deste ano foi constatado um crescimento de 9% nas ocupações. Esse número dispara ainda mais se comparado ao mês de fevereiro do ano passado com o mesmo período de 2016, quando foi registrado um avanço de 12%.

Como atrativo, além das belas praias, São Francisco do Sul oferece tradição e história. Por ser a terceira cidade mais antiga do Brasil, possui casarios em estio colonial português que emolduram as estreitas ruelas do Centro Histórico e despertam a curiosidade dos turistas. Os artesãos que comercializam seus produtos no local perceberam grande movimentação nesta temporada, principalmente durante os passeios realizados pelo Barco Príncipe, que traz os turistas para visitas no município. A artesã Neusa Schlemper, trabalha vendendo suas criações há três anos no Centro Histórico e comenta sobre a movimentação deste ano. “As vendas foram significativas. Consegui atingir bons resultados”, conta.

Atendimento ao turista

Os turistas que visitam São Francisco do Sul podem contar com o suporte dos chamados CAT’s, os Centros de Atendimento ao Turista. Atualmente, a cidade conta com dois desses centros – um localizado no bairro Rocio Grande e outro no Centro Histórico, anexo ao Parque Celso Amorim Salazar Pessoa.

Os CAT’s registram números relevantes de visitas nos últimos anos. Da temporada do ano passado para este ano, o CAT do Centro Histórico registrou aumento nos atendimentos. Em 2014/2015 sete mil turistas procuram o CAT, nesta temporada o número subiu para mais de 10 mil, um acréscimo de 3%. Já no ponto localizado no Rocio Grande, os números se mantiveram na média, com um total de sete mil atendimentos nos últimos dois anos.

Comentários


  • Quem somos

    A @Energy é uma Agência de Comunicação Digital, com foco na produção e criação de conteúdo e ferramentas multimídia sobre conceito Web 2.0.

    Formada por uma equipe de profissionais contemporâneos, comprometidos, preparados para transformar a comunicação de sua empresa em uma solução eficiente, ágil, que comunique de forma clara, em tempo real através de sites, redes sociais e mídias convencionais, para que os objetivos da organização sejam alcançados, criando e mantendo uma imagem positiva junto ao público-alvo e a opinião pública.

  • MAPA DO SITE

  • Agência A ENERGY comunicação digital.

    • Avenida Leopoldo Zarling, Nº 136, Galeria Raio de Sol, Sala 18, Bairro Bombas.

    • Bombinhas - SC

    • contato@aenergy.com.br

    • (47) 9673.9711

    • (47) 3264.6685
    • (47) 9224.5252 WhatsApp



  • Equipe

    • Deivid Couto - deivid@aenergy.com.br